Livros na decoração: como usar?
OUTUBRO 2019
Entre as tendências de decoração que estão em alta no momento está o intelectualismo. Basicamente, é o uso de livros, revistas e até jornais como peças de decoração nos ambientes. Mais do que acrescentar um toque visual, a ideia é que esse tipo de objeto ajuda a contar a história de quem ocupa aquele espaço, ou seja, eleva a sua personalidade. Quer saber como usar os livros nas ambientações? Veja algumas dicas!
Escolha livros-caixa!
Você não necessariamente precisa usar livros verdadeiros para compor o ambiente, aposte no livro-caixa. Além de decorar, é uma opção funcional, porque você pode utilizá-lo para guardar seus objetos. Também existe o fato de que o custo/benefício é melhor, se comparado a livros reais que tenham um visual bonito para decorar.
Onde colocá-los?
Os livros são bem versáteis, mas se destacam de forma especial quando são colocados em mesas de centro, mesas laterais e aparadores, porque criam uma volumetria diferente. Mas tome cuidado com as proporções: se o livro é grande, provavelmente não vai ficar harmônico em uma mesa lateral de tamanho reduzido.
De pé, em uma estante, de forma mais tradicional, o livro também funciona, especialmente se a lombada for bem trabalhada.
Faça uma pequena pilha de livros
Não estamos falando daquelas pilhas imensas que se acumulam acidentalmente! E sim de escolher dois ou três livros que estejam dentro de uma paleta de cores que combine, que tenham um estilo semelhante e tamanhos diferentes e colocá-los empilhados.
Faça uma composição com outros objetos
Quer deixar a proposta ainda mais interessante? Sobre o livro acrescente outras peça, como um pequeno vaso de flores, uma suculenta ou outras peças de decoração como um cachepot, uma escultura. Essa dica fica ainda melhor quando essa peça têm relação com o livro. Por exemplo: se você optou por um livro de paisagismo, complemente com uma pequena folhagem. Se a temática é moda, escolha uma escultura que remeta a um manequim e assim por diante.
E o mais importante: mesmo optando pelo livro-caixa, escolha modelos que tenham relação com você, aquilo que você gosta, temáticas que lhe interessem. Afinal, a ideia é justamente contar um pouco da sua história por meio da decoração!