Campestre

Blog Campestre

5 dicas para decorar clínicas e consultórios

JULHO 2020
5 dicas para decorar clínicas e consultórios | Blog Campestre

Clínicas e consultórios são espaços que precisam refletir alguns valores: acolhimento, higiene, segurança, além de transmitir a personalidade e a identidade dos profissionais que ali atuam. Para isso, a decoração é uma grande aliada! Veja a seguir algumas orientações que podem ajudar:

Escolha das cores

Comece escolhendo a paleta de cores que vai servir de base para toda a ambientação. Se a clínica já tiver uma identidade de marca, com um logotipo próprio, pode seguir na mesma linha. O ideal é que sejam cores mais aconchegantes e que permitam a criação de um ambiente tranquilo, como tons claros e terrosos. Se a ideia for usar cores vibrantes, o ideal é que elas sejam mais pontuais, para não causar agitação nos pacientes.

Plantas permanentes

As plantas são sempre bem-vindas quando o objetivo é criar um espaço mais caseiro e acolhedor e se encaixam bem na proposta desse tipo de estabelecimento. Com elas, é possível criar uma atmosfera mais viva e vibrante, na medida certa. Nesse caso, indicamos as plantas permanentes porque sua manutenção é mais simples e a falta de exposição à luz e calor não será um problema.

Ergonomia

Ao escolher o mobiliário, não se esqueça de priorizar peças que sejam ergonomicamente corretas, tanto para os profissionais que vão atuar no consultório quanto para os pacientes. Além de trazer mais conforto, garantir a postura adequada melhora a produtividade e evita possíveis lesões durante os atendimentos.

Iluminação

Esse é um ponto a ser pensado com cuidado! Uma boa sugestão é investir em iluminação indireta, com lustres, pendentes e abajures e complementar com spots de luz em posições estratégicas, especialmente na sala de espera. Ainda na recepção e na sala de espera, opte por lâmpadas branco-amareladas. Nas salas de atendimento, é importante verificar se existe alguma norma regulamentando as características que o sistema de iluminação precisa ter.

Piso

Para o piso, a dica é optar por materiais frios, como o porcelanato. São resistentes, fáceis de limpar, não acumulam impurezas (como os carpetes, por exemplo) e ainda são esteticamente bonitos, contribuindo com um visual moderno!

 

Confira abaixo fotos de um projeto assinado pela arquiteta Carolina Portes!

 

comentários icone comentários0 Comentários
Deixe seu comentário!